Teatro Carlos Gomes de Blumenau recebe Mostra Multicultural
Mostra cultural em destaque. Neste domingo, dia 30 de março, a 5ª edição do Projeto Cultura Para Todos traz aos palcos do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB), a Mostra Cultural de alunos bolsistas do projeto. O evento ocorre nos Auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer e conta com apresentações nas áreas de Dança, Teatro e Música, a partir das 17h, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início do evento. Classificação indicativa LIVRE e todas as ações contam com intérpretes de LIBRAS.
O evento é uma mostra do trabalho realizado nos últimos 10 meses com os contemplados pelas bolsas de estudos do projeto. "Chegamos ao momento em que os alunos bolsistas apresentam-se nos palcos do Teatro Carlos Gomes. O Cultura é um projeto continuado, que possibilita mais de 200 bolsas de estudos e nesse dia é momento de compartilhar os resultados deste ano de atividades", celebra o produtor executivo do projeto, à frente da Verbo Produções, Rodrigo Dal Molin.
O programa de bolsas de estudos do projeto Cultura Para Todos – 5ª edição também contemplou aulas de Teatro, e, dentre elas, de Palhaçaria. “É uma ação extremamente relevante para o desenvolvimento de cada estudante, que através desta atividade tem a oportunidade de estudar e se aprofundar na arte da Palhaçaria, criando indivíduos mais reflexivos e conectados com o fazer artístico”, afirma o professor de teatro e ator James Beck. “Em um contexto atual, onde estamos cercados por informações que circulam e nos atravessam de maneira express e instantânea, ter a oportunidade de aprimorar ao longo de um ano as possibilidades poéticas do riso, compreender e pesquisar com cada estudante quais são os temas contemporâneos propícios ao jogo cômico, é sem dúvida abrir-se para momentos criativos de extrema potência artística”, complementa Beck. “Se levarmos em conta o fato de que o fazer teatral é por si só é um ato coletivo, entendo que as potências criativas e inter-relacionais se ampliam, pois se em regra geral seguimos para rumos individualistas, reforço que o poder do coletivo quando falo de criar para a cena algo que será exposto diante de um público, cria forças que só a arte é capaz”, acrescenta o professor. “E como certa vez me disse uma aluna ao fim de um ano de estudos nas aulas de teatro: ‘Professor, muito obrigado por tudo que compartilhamos este ano nas aulas. E quero te dizer, que a arte me salvou’”, relembra James Beck.