Filmes e animações para estimular o senso crítico em crianças e adolescentes
Após a vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025 e das quatro indicações de ‘O Agente Secreto’ na edição de 2026, o cinema brasileiro vive um momento de destaque no cenário internacional. Esse contexto pode ser um bom argumento para despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo cinema e aproximá-los do universo artístico.
Desenhos animados e filmes podem ser ferramentas importantes para ajudar os pequenos — e os não tão pequenos — a compreender melhor o mundo. Segundo o assessor de Arte da Aprende Brasil Educação, Rafael Pawlina, esses conteúdos funcionam como uma ponte que dialoga diretamente com o universo sensível dos mais jovens.
O especialista preparou uma curadoria de filmes pensada para aproximar os estudantes da sétima arte e estimular a curiosidade e o pensamento crítico em diferentes faixas etárias. Cada título representa uma oportunidade de ver, ouvir, sentir e pensar o mundo de forma artística.
Despertando a imaginação (6 a 10 anos)
Nessa fase, as crianças se encantam com cores, formas, personagens e histórias envolventes. Os filmes estimulam a imaginação e introduzem conceitos visuais e culturais de maneira acessível e sensível:
· “O Menino e o Mundo” (2013) – Animação brasileira que aborda temas sociais por meio de desenhos simples, poéticos e musicais, estimulando o olhar para o traço e a expressão visual. Disponível no Prime Video e Claro TV+.
· “O Pequeno Príncipe” (2015) – Adaptação visualmente encantadora da obra clássica, que mistura animação stop motion com animação 3D e aborda temas como criatividade, infância e sensibilidade. Disponível no Prime Video, Globoplay, Telecine, YouTube (compra ou aluguel) e Claro TV+.
Instigando o senso crítico (11 a 14 anos)
“Nessa fase, os pré-adolescentes já conseguem refletir criticamente sobre o que assistem. Por isso, escolher filmes que abordam arte de maneira mais simbólica, histórica ou conceitual pode ser mais interessante”, explica Pawlina.
· “O Mistério de Picasso” (1956) – Documentário que mostra Picasso pintando em tempo real, revelando o processo artístico como experimentação constante. Disponível periodicamente na Apple TV.
· “Com Amor, Van Gogh” (2017) – Animação feita inteiramente com pinturas a óleo que retrata a vida e obra do artista, ideal para discutir cor, pinceladas e linguagem artística. Disponível no Prime Video (compra ou aluguel), YouTube (compra ou aluguel) e Mercado Play.
Adultos no debate
“Para aprofundar debates e inspirar planejamentos, pais e professores também podem se encantar com filmes que refletem sobre a arte, o fazer artístico e o papel do artista na sociedade, transformando esses temas em conversas com crianças e adolescentes”, destaca o especialista.
· “Frida” (2002) – Um retrato da vida e da arte de Frida Kahlo, que combina estética surrealista com questões políticas, de gênero e identidade. Disponível no Mercado Play e Paramount+.
· “Camille Claudel” (1988) – História da escultora francesa e sua relação com Rodin, abordando temas como a invisibilidade das mulheres nas artes. Disponível periodicamente no MUBI.