Apresentações de Figo na FURB em Blumenau nesta segunda-feira
Amor, aceitação, dores, afetos e suas possibilidades. Nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe o espetáculo Figo, da ENTRE-teatroperformativo. A peça de teatro conta com dramaturgia composta por um conto do escritor Caio Fernando Abreu e textos de Gregory Haertel e Rafael Koehler (que também atua como ator) e direção de Pépe Sedrez. As apresentações são gratuitas e abertas ao público e ocorrem às 20h, na Sala S-113, no Campus 1 da universidade. Retirada de ingresso uma hora antes no local. Todas as ações contam com tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Classificação indicativa 18 anos.
“A peça estreou em Blumenau em 2010, e continua ativa até hoje. Por um lado, isso é ótimo, mas por outro nem tanto, pois a peça se torna cada vez mais atual, o que demonstra que estamos vivendo em uma sociedade mais violenta para pessoas LGBTQIAPN+. A proposta de Figo é sensibilizar a população em geral sobre a beleza de viver um amor e o quanto como sociedade precisamos aprender a respeitar a diversidade humana, e Blumenau é um dos locais de Santa Catarina que mais precisa ser sensibilizado”, afirma o ator, coordenador geral do projeto e do espetáculo, Rafael Koehler.
Segundo o ator, coordenador geral do projeto e do espetáculo, Rafael Koehler, o espetáculo Figo conta a história de um rapaz que, em conversa com o público, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades. Com a riqueza de cada detalhe as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.