Seguem até novembro as aulas de capoeira do projeto Capoeira Ancestral, na Associação de Moradores Vila Jonas Neves, no bairro Fidélis, em Blumenau. As aulas de Capoeira de Angola são ministradas pela premiada capoeirista e compositora de capoeira, Mestranda Kallú, e acompanhadas pela gestora artística do projeto e capoeirista Profª Acerola (Yuli de Oliveira). As aulas gratuitas iniciaram no mês de março e são voltadas para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 15 anos, residentes no bairro Fidélis ou proximidades; estudantes de escolas públicas; com vagas preferenciais para Pessoa Com Deficiência (PCD), negritude, indígena, terceira idade e imigrante.
“As aulas estão sendo transformadoras, a capoeira é a nossa ferramenta de transformação social, hoje trabalhando com 35 alunos aproximadamente, desses 35, 15 estão sendo beneficiados pelo projeto”, afirma a capoeirista Profª Acerola.
Como contrapartida social, em agosto deste ano o projeto ainda prevê as seguintes ações: aula aberta com a Mestranda Kallu, no Parque das Itoupavas; apresentação acessível integrando a Polinização do Coletivo COLMEIA, na Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto; apresentação + Roda de Conversa acessíveis (LIBRAS e audiodescrição), com Mestranda Kallú e Acerola, no COLMEIA, evento que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto, no Teatro Carlos Gomes.
Está sendo realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que será destinada à própria comunidade do Fidélis, através da Associação de Moradores Vila Jonas Neves, que distribui os donativos. O projeto ainda contemplou para as ações 10 tablados de tatame, 15 uniformes para os alunos e equipamento de som (caixa + microfone). Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/mestrandakallu